Avançar para o conteúdo principal

Uma História por dia, era tudo o que eu queria...

Hoje trazemos-te uma história com muitos anos escrita por Ernest Hemingway - O velho e o Mar.

Cuba, início dos anos 1950. Santiago, um velho pescador, sai para o mar após 84 dias sem pescar um único peixe. Todos os habitantes da ilha afirmam que Santiago está velho de mais e em maré de azar, mas Manolin, o pequeno rapaz, continua a acreditar nele apesar dos comentários depreciativos dos pais.

Ao 85.º dia, Santiago decide partir para o mais longe possível, ao largo do Golfo, em busca do peixe que lhe devolverá o respeito dos habitantes da ilha. É então que encontra um magnífico espadarte, enorme e forte. A luta homérica entre o velho e o peixe predador durará três dias e três noites: no regresso a terra firme, o velho, derrotado, recuperou a dignidade entre os seus pares após uma batalha corajosa.






Até à próxima história.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

22 de setembro - Início do outono

Outono significa  " amadurecimento " e é a estação de transição entre o verão e o inverno.   Curiosidades científicas sobre este dia: - A duração do dia é igual à da noite:  12 h dia e 12 h noite! - Esse dia tem um nome especial:  Equinócio de setembro . - O início do outono é variável , podendo ser a 22 ou 23 de setembro. - O início das estações do ano nos dois hemisférios são opostas, como podes ver:

Os Piratas - Parte 1 (cenas 1 a 4)

     Hoje vais ouvir a leitura das primeiras quatro cenas da obra, de leitura obrigatória, de 6ºano,  Os Piratas, de Manuel António Pina. A leitura é feita por Sandra Surgy, no seu canal de youtube - Conta-me um conto.      Esperamos que gostes.  Vamos ouvir a história      

Dia Mundial da Paz - 21 de setembro

  Um caminho para um mundo melhor! Hoje comemora-se o Dia Mundial da Paz. É um dia dedicado à importância  da  Paz no Mundo , uma necessidade urgente que afeta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Tem como finalidade de sensibilizar as pessoas e os governos  para a necessidade: - do fim dos conflitos entre povos; - do cessar-fogo; - da não-violência; -  e do diálogo e a cooperação entre todos. Atualmente, com o aumento dos conflitos armados e o sofrimento da humanidade, é imprescindível termos pensamentos e atitudes que promovam a paz, a fim de alcançar um mundo pacífico e sustentável. Nelson Mandela - Prémio Nobel da Paz