O projeto "os Monstros cá da escola" foi proposto pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento e envolveu o 1º ciclo (português e Inglês) e o Pré-escolar, assim como os grupos disciplinares de Português, Inglês, Francês e Educação Visual (2º e 3º ciclos). Participaram nesta atividade 43 turmas e 56 docentes dos vários ciclos de ensino.
O projeto é transdisciplinar, procurando promover a Cidadania a partir de uma proposta de leitura de agrupamento, permitindo a participação ativa, crítica e responsável por parte dos alunso, bem como uma reflexão e partilha conjunta com os professores.
A atividade teve como ponto de partida a leitura e exploração da obra "Guia familiar para os monstros lá de casa", pelas professoras bibliotecárias nas diversas turmas. Após a exploração do livro, foi feito um sorteio em cada turma para selecionar o monstro a ser criado pelos alunos. Na disciplina de Português, e com o apoio do docente da cada turma, os alunos criaram um texto com a descrição do monstro sorteado e inventaram o seu nome científico. Posteriormente, o texto foi enviado aos docentes de Educação Visual para, em aula, os alunos construírem o seu monstro tridimensionalmente. Os textos elaborados em Português foram enviados aos docentes de Inglês e de Francês das turmas participantes, para serem traduzidos nas respetivas línguas estrangeiras. No 1º ciclo e no pré-escolar foi feita uma divisão entre os vários docentes, umas turmas elaboraram os textos e outras construíram os monstros, num trabalho colaborativo e de articulação.
Este trabalho foi iniciado em outubro de 2018 e decorreu ao longo do ano letivo, com o seu culminar na Feira de Projetos Educativos da Moita e foi ainda exposto nas montras da DGEST, em Lisboa.
A todos os envolvidos um sincero obrigado.
A professora bibliotecária
Paula Carriço
Vamos conhecer "Os Monstros cá da escola". |
Comentários
Enviar um comentário