Avançar para o conteúdo principal

"Os Monstros cá da escola"


    O projeto "os Monstros cá da escola" foi proposto pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento e envolveu o 1º ciclo (português e Inglês) e o Pré-escolar, assim como os grupos disciplinares de Português, Inglês, Francês e Educação Visual (2º e 3º ciclos). Participaram nesta atividade 43 turmas e 56 docentes dos vários ciclos de ensino.

    O projeto é transdisciplinar, procurando promover a Cidadania a partir de uma proposta de leitura de agrupamento, permitindo a participação ativa, crítica e responsável por parte dos alunso, bem como uma reflexão e partilha conjunta com os professores.

A atividade teve como ponto de partida a leitura e exploração da obra "Guia familiar para os monstros lá de casa", pelas professoras bibliotecárias nas diversas turmas. Após a exploração do livro, foi feito um sorteio em cada turma para selecionar o monstro a ser criado pelos alunos. Na disciplina de Português, e com o apoio do docente da cada turma, os alunos criaram um texto com a descrição do monstro sorteado e inventaram o seu nome científico. Posteriormente, o texto foi enviado aos docentes de Educação Visual para, em aula, os alunos construírem o seu monstro tridimensionalmente. Os textos elaborados em Português foram enviados aos docentes de Inglês e de Francês das turmas participantes, para serem traduzidos nas respetivas línguas estrangeiras. No 1º ciclo e no pré-escolar foi feita uma divisão entre os vários docentes, umas turmas elaboraram os textos e outras construíram os monstros, num trabalho colaborativo e de articulação.

Este trabalho foi iniciado em outubro de 2018 e decorreu ao longo do ano letivo, com o seu culminar na Feira de Projetos Educativos da Moita e foi ainda exposto nas montras da DGEST, em Lisboa.

A todos os envolvidos um sincero obrigado.
A professora bibliotecária
Paula Carriço



Vamos conhecer "Os Monstros cá da escola".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Higiene das Mãos

  Neste dia Mundial da Higiene das Mãos vem cantar uma canção sobre "A vida nas mãos" Letra:  

O Natal na Mouzinho - 1º e 2º Ciclo

 

Os Afetos e o Carnaval na minha escola