Avançar para o conteúdo principal

#SabemaiscomaBE

Porque não consigo saborear bem as coisas quando aperto o nariz?


     Nasceste com cerca de 10 000 papilas gustativas na boca. Na sua maioria, estão na superfície da língua e conseguem detetar os sabores amargo, ácido, salgado, doce e saboroso.
     Com cada das papilas gustativas da tua língua contém filamentos sensíveis e microscópicos, tão finos como um cabelo. Estes identificam o que estás a comer e enviam a informação para o cérebro. Ajudam-te a sobreviver identificando os alimentos prejudiciais ou tóxicos antes de os engolires.
     Contudo, para sentir sabores complexos, tal como chocolate com noz e passas ou pizza com pimento, o teu corpo precisa de muito mais informação, e é aqui que entra o nariz. Quando devoras uma grande pizza com carne, tomate e extra queijo, na realidade estás a cheirá-la e a saboreá-la ao mesmo tempo.

     Não é só o nariz que reúne informação sobre o sabor. Existem receptores na garganta e mesmo na superfície dos olhos que também recebem informação. Se não acreditas, descasca uma cebola e repara na rapidez com que os teus olhos começam a chorar.


     Se apertares o nariz, impedirás que o ar chegue a alguns destes receptores. Este ar transporta pistas de todos aqueles sabores que completam a complicada descrição daquilo que estás a comer. Como consequência, o "quadro do sabor" torna-se mais vago. Podes ser capaz de dizer se uma coisa é amarga, doce, saborosa, salgada ou azeda, mas algo mais complicado não chegará ao teu cérebro.

     Assim, aperta o nariz e descobre como é difícil notares a diferença entre uma maçã e uma pêra, ou mesmo entre uma pêra e uma cebola. Quanto a uma pizza, até poderás comer um pedaço de tapete!





Fonte: Campbell, G. (2011). achas que sabes tudo? 2ª edição, Texto.s.l.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Higiene das Mãos

  Neste dia Mundial da Higiene das Mãos vem cantar uma canção sobre "A vida nas mãos" Letra:  

O Natal na Mouzinho - 1º e 2º Ciclo

 

Os Afetos e o Carnaval na minha escola