Avançar para o conteúdo principal

#sabemaiscomaBE

Porque não consigo fazer cócegas a mim próprio?

     Se alguém vier por detrás de ti e te agarrar, provavelmente encolhes-te ou saltas. Isto acontece porque foste apanhado de surpresa e uma área do teu cérebro, chamada "cerebelo", não conseguiu avisar-te do ataque.

     Uma das tarefas que o teu cerebelo tem é a de prever quando alguma coisa te vai tocar. Por mais depressa que tentes agarrar-te a ti próprio, não vais saltar, porque o teu cérebro sabe exatamente onde está a tua mão e o que está a fazer, antecipando assim a sensação de seres agarrado.

     Esta é a razão pela qual não consegues fazer cócegas a ti próprio. Parte da sensação de desamparo que surge com as cócegas é resultado de não se saber exatamente quando e onde elas vão acontecer.

     Há estudos sobre cócegas levados a cabo por cientistas. Programam-se robôs para copiarem os movimentos da mão humana, de modo simultâneo e exato. Se uma pessoa ligada ao robô mexesse a mão para a frente, o robô imitaria o movimento de fazer cócegas exatamente ao mesmo tempo, estas não resultariam. Contudo, se houvesse um atraso, ainda que curto, entre o movimento das cócegas e a ação do robô, a pessoa iria senti-las.

     Isso conta como cócegas a ti próprio? Tu é que sabes?

  



Fonte: Campbell, G. (2011). achas que sabes tudo? 2ª edição, Texto.s.l.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Higiene das Mãos

  Neste dia Mundial da Higiene das Mãos vem cantar uma canção sobre "A vida nas mãos" Letra:  

O Natal na Mouzinho - 1º e 2º Ciclo

 

Os Afetos e o Carnaval na minha escola