Avançar para o conteúdo principal

#sabemaiscomaBE

Porque não consigo fazer cócegas a mim próprio?

     Se alguém vier por detrás de ti e te agarrar, provavelmente encolhes-te ou saltas. Isto acontece porque foste apanhado de surpresa e uma área do teu cérebro, chamada "cerebelo", não conseguiu avisar-te do ataque.

     Uma das tarefas que o teu cerebelo tem é a de prever quando alguma coisa te vai tocar. Por mais depressa que tentes agarrar-te a ti próprio, não vais saltar, porque o teu cérebro sabe exatamente onde está a tua mão e o que está a fazer, antecipando assim a sensação de seres agarrado.

     Esta é a razão pela qual não consegues fazer cócegas a ti próprio. Parte da sensação de desamparo que surge com as cócegas é resultado de não se saber exatamente quando e onde elas vão acontecer.

     Há estudos sobre cócegas levados a cabo por cientistas. Programam-se robôs para copiarem os movimentos da mão humana, de modo simultâneo e exato. Se uma pessoa ligada ao robô mexesse a mão para a frente, o robô imitaria o movimento de fazer cócegas exatamente ao mesmo tempo, estas não resultariam. Contudo, se houvesse um atraso, ainda que curto, entre o movimento das cócegas e a ação do robô, a pessoa iria senti-las.

     Isso conta como cócegas a ti próprio? Tu é que sabes?

  



Fonte: Campbell, G. (2011). achas que sabes tudo? 2ª edição, Texto.s.l.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Piratas - Parte 1 (cenas 1 a 4)

     Hoje vais ouvir a leitura das primeiras quatro cenas da obra, de leitura obrigatória, de 6ºano,  Os Piratas, de Manuel António Pina. A leitura é feita por Sandra Surgy, no seu canal de youtube - Conta-me um conto.      Esperamos que gostes.  Vamos ouvir a história      

Os Piratas - Parte II (cenas 5 a 9)

     Hoje trazemos-te a segunda parte da história Os Piratas , de Manuel António Pina. Esperamos que estejas a gostar.       Vamos então saber o que vai acontecer ao Manuel, à Ana e à mãe de Manuel. Ouve a 2ª parte da história

ISOMETRIAS

      Esteve patente na BE a exposição de trabalhos de Matemática, subordinada ao tema "Isometrias". Os autores foram os alunos do 6º A e do 6º B.