Avançar para o conteúdo principal

#SabemaiscomaBE

     E porque a nossa história de hoje fala de papagaios, trazemos-te uma curiosidade que talvez não conheças. 


Qual o animal mais velho do Mundo?

     A principal dificuldade na resposta a esta pergunta prende-se com a dificuldade que os cientistas  têm em provar com precisão a idade de uma animal. Ajuda se o animal tiver estado sob observação toda a sua vida.

     O pássaro mais velho do mundo poderá ser um papagaio que alegadamente pertenceu a Winston Churchill  (primeiro-ministro da Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial). Segundo o seu atual proprietário, Charlie, uma arara azul, terá mais de 100 anos. A partir de 1964, Charlie passou a viver numa loja de animais, mas foi banido porque incomodava os clientes com os seus palavrões. Parece que Churchill tinha ensinado Charlie a gritar palavras feias sobre Adolf Hitler.



     As tartarugas-gigantes-das-galápagos são famosas por terem vidas longas. Houve uma, chamada Harriet, que viveu num Jardim Zoológico de Queensland, na Austrália. Morreu em 2006, com a idade de 176 anos. Apenas uns meses antes, Adwaita, uma tartaruga gigante de Aldabra (nas ilhas Seychelles), morreu no Jardim Zoológico de Alipore, na Índia, com uma idade avaliada (mas não provada) de 250 anos.


     A baleia-da-gronelândia é uma espécie que é caçada há séculos nas águas ao largo do Alasca. Em 2007, foi encontrada uma baleia-da-gronelândia com um fragmento de uma arma incluso na sua gordura. O fragmento era provavelmente o resultado de uma expedição fracassada de caça à baleia. Os peritos dataram esse fragmento como sendo da década de 1890, o que situaria a baleia entre os 115 e os 130 anos.


     O oceano é bom sítio para viver, quando se quer um vida longa. Na região do Pacífico existe uma amêijoa que costuma viver até cerca de 146 anos. A mais velha que se encontrou tinha 160 anos. Contar os anéis na concha de uma amêijoa é uma forma fiável de se saber a sua idade. No entanto, para atingir uma idade tão madura, estas criaturas têm de evitar ser comidas por humanos, cozinhadas com massa e um belo molho cremoso.

     Contudo o avô dos oceanos é, consensualmente, o verme tubícula lamellibrachia luymesi. Ocultos no fundo do oceano, os vermes parecem-se  um pouco a batons gigantes. Os cientistas marinhos conseguem estimar a idade dos vermes a partir do seu tamanho e da velocidade a que crescem. Estudos revelaram que podem viver até 250 anos, o que torna uma boa aposta como animal mais velho do mundo.




Fonte da imagem e texto: Campbell, G. (2011). achas que sabes tudo? 2ª edição, Texto.s.l.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Higiene das Mãos

  Neste dia Mundial da Higiene das Mãos vem cantar uma canção sobre "A vida nas mãos" Letra:  

O Natal na Mouzinho - 1º e 2º Ciclo

 

Os Afetos e o Carnaval na minha escola