Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

O Perigo Azul que Anda pelas Nossas Praias

  Se costumas aproveitar as férias para dar mergulhos no mar, é muito provável que já tenhas ouvido falar da C aravela-Portuguesa ou visto uma. Com os seus tons deslumbrantes de azul e roxo, esta criatura misteriosa esconde sob a água um dos venenos mais perigosos do nosso ecossistema costeiro.  Com o aumento da temperatura do mar a trazê-las cada vez mais perto das nossas praias, o Bichinho da Biblioteca preparou um guia rápido para que saibas exatamente que animal é este, como o identificar e o que deves (e nunca deves) fazer se fores picado. O que é?   Não é uma medusa: É uma colónia de vários organismos que trabalham juntos para sobreviver. Como se identifica?  Flutua à superfície graças a uma espécie de "balão" gelatinoso e tem tentáculos azuis/roxos que podem atingir vários metros. Qual é o perigo? Os tentáculos contêm uma neurotoxina muito forte e flutuam de forma invisível sob a água. Quais são os sintomas da picada? Dor aguda e imediata, vermelhidão, inch...

Os Neandertais foram os primeiros dentistas da História?

  O primeiro “dentista” da História pode ter vivido há 60 000 anos!                                               Um estudo recente sugere que os Neandertais poderão ter tentado tratar dores de dentes há cerca de 60 mil anos.   A hipótese surgiu após a análise de um dente fossilizado encontrado na Sibéria, que apresentava um pequeno buraco aparentemente feito de forma intencional com uma ferramenta de pedra. Os investigadores acreditam que este procedimento poderia servir para aliviar a dor causada por uma infeção dentária. Se esta teoria estiver correta, poderá tratar-se de um dos mais antigos exemplos de tratamento dentário da História. Esta descoberta mostra que os Neandertais eram mais inteligentes e habilidosos do que se pensava, sendo capazes de utilizar ferramentas com precisão e de procurar soluções para problemas de saúde.

Concurso "Quadras à Mouzinho"

Eis a quadra vencedora, uma iniciativa da Biblioteca Escolar.  Parabéns à turma 6-2A!

Os Animais que Trabalham... Sem Receber Salário!

 J á imaginaste um trabalhador que passa o dia a limpar o ambiente, reciclar resíduos, melhorar a qualidade dos solos e combater pragas... sem receber um único euro? Esses trabalhadores existem e estão por toda a parte na natureza! Os escaravelhos , por exemplo, desempenham um papel fundamental nos ecossistemas. Ao decompor matéria orgânica e cavar túneis no solo, ajudam a reciclar nutrientes, a arejar a terra e a manter os solos férteis e saudáveis. Nos oceanos, os peixes-papagaio são os verdadeiros jardineiros dos recifes de coral. Ao alimentarem-se de algas, evitam que estas invadam os corais, permitindo que os recifes continuem a crescer e a abrigar milhares de espécies marinhas. E o que dizer das abelhas ? Sem elas, muitos frutos, legumes e flores desapareceriam. Através da polinização, ajudam na reprodução das plantas e contribuem para a produção de grande parte dos alimentos que consumimos. Na verdade, a natureza está cheia de trabalhadores incansáveis.  Todos os dias,...

5 de Junho: O Dia em que o Planeta nos Pede Atenção

5 de Junho: Dia Mundial do Ambiente No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Ambiente , a principal iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada à proteção do planeta. Criada em 1974, esta data pretende sensibilizar pessoas de todo o mundo para a importância de preservar a natureza e adotar hábitos mais sustentáveis. Em 2026 , o tema centra-se nas alterações climáticas e nos sinais que a Terra nos envia: temperaturas mais elevadas, incêndios, secas e subida do nível do mar. A celebração mundial terá lugar em Baku, no Azerbaijão , mas as atividades decorrem em todo o mundo. Escolas, comunidades e organizações promovem ações de sensibilização, desafios e campanhas para mostrar que todos podemos contribuir para proteger o ambiente. Cada um de nós pode fazer a diferença através de pequenos gestos, como poupar água e energia, reciclar e reduzir o desperdício.

ECO ENERGIA 360 GRAUS

Encontra-se na BE a exposição dos trabalhos "ECO ENERGIA 360 GRAUS",  realizados por alunos, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Estamos à espera da tua visita!

Tartarugas no Atlântico Português

  Sabias que, na costa do Algarve e no sul de Portugal, é possível encontrar a tartaruga-cabeçuda?  Esta espécie de tartaruga marinha desempenha um papel ecológico importante, pois a sua carapaça serve de abrigo a dezenas de pequenas plantas e animais, criando verdadeiros “ecossistemas em miniatura”. As tartarugas marinhas têm características fascinantes: não possuem dentes, utilizando um bico de queratina para se alimentarem; são capazes de percorrer milhares de quilómetros nos oceanos e as fêmeas regressam sempre à praia onde nasceram para colocar os ovos, guiadas pelo campo magnético da Terra. Apesar de toda esta extraordinária adaptação, a maioria das espécies encontra-se em perigo de extinção. A sua proteção depende do esforço conjunto de cientistas e da consciência de todos nós.

28 de março - Uma hora às escuras para iluminar o futuro!

  Hora do Planeta: uma hora para fazer a diferença. No próximo dia 28 de março, entre as 20h30 e as 21h30 , Portugal volta a juntar-se à Hora do Planeta , um movimento mundial que convida todos a desligarem as luzes durante uma hora. Este gesto é simples, mas tem um significado muito importante: chamar a atenção para as alterações climáticas e incentivar pequenas mudanças no nosso dia a dia. Criada em 2007 pela WWF, esta iniciativa já envolve milhões de pessoas em todo o mundo . Em Portugal, a participação tem vindo a crescer, com muitos municípios e monumentos a aderirem e a “ficarem às escuras”. Mais do que poupar energia, esta hora serve como um momento de pausa — uma oportunidade para pensar nos nossos hábitos, abrandar e cuidar melhor do planeta. E tu, vais aceitar o desafio e fazer parte desta mudança?

O mistério do coelho da Páscoa e dos ovos escondidos

Na Páscoa, é comum vermos ovos coloridos e um coelho muito especial. Mas de onde vêm estas tradições? O ovo é um símbolo muito antigo que representa a vida e o renascimento , associado à chegada da primavera. Mais tarde, passou também a estar ligado à Páscoa como símbolo de esperança — e acabou por dar origem aos famosos ovos de chocolate! O coelho , apesar de não pôr ovos, é símbolo de fertilidade e vida nova , pois reproduz-se rapidamente. A tradição da caça aos ovos surgiu na Alemanha , onde se dizia que um coelho escondia ovos para as crianças encontrarem.  Agora que já sabes a história… estás pronto para a próxima caça aos ovos?

Todos precisamos de Afetos!

Todos precisamos de afetos. Os abraços são como o sol, aquecem-nos e dão sentido às nossas vidas. Um abraço é a linguagem de quem gosta e, principalmente, de quem sente. Quase sempre o abraço é poesia em silêncio. Importa, por isso, ensaiar a linguagem da amizade e do amor. Se estamos longe das pessoas que amamos, a falta de abraços é como a sede.  A nossa imaginação pode colocar hipopótamos na lua, mas não devemos esquecer aqueles que, todos os dias, nos fazem felizes. Às vezes, basta um abraço. João Vilhena, in Magia & Percepção.

Uma amizade improvável: o elefante e a garça

Esta imagem não parece tirada de um filme? À primeira vista, o elefante e a garça poderiam ser os protagonistas de uma história de amizade e aventuras. E o mais maravilhoso da natureza é que supera a ficção. Estes dois animais, tão diferentes entre si, têm uma relação de mutualismo. Ou seja, ao estarem juntos, beneficiam um do outro. Neste caso, as garças aproveitam os passos imponentes dos elefantes: quando eles caminham entre a erva ou a lama, muitos insetos levantam voo assustados, o que os torna um alimento fácil e acessível para elas. Por outro lado, ao pousarem nos elefantes, as garças comem carraças e outros parasitas, cumprindo uma função de limpeza.                                                                                E podem até servir de “alarme” perante algum perigo, já...

O curioso traje dos médicos da Peste Negra

A famosa máscara de pássaro é um ícone dos médicos medievais. Na época da Peste Negra, que atingiu a Europa há cerca de 700 anos, os médicos usavam um traje bastante estranho aos nossos olhos: uma máscara com um longo bico de pássaro . Mas havia uma razão para isso.  Na altura, acreditava-se que as doenças se espalhavam através de “maus ares”, os chamados miasmas.  Para se protegerem, os médicos enchiam o bico da máscara com ervas aromáticas e especiarias , na esperança de purificar o ar que respiravam.  As lentes de vidro protegiam os olhos e o manto comprido ajudava a evitar o contacto direto com os doentes. Hoje sabemos que estas ideias não estavam corretas. Ainda assim, este traje é um exemplo curioso de como a ciência evolui ao longo do tempo e de como o conhecimento se constrói, passo a passo. E tu? O que farias para te proteger ? Deixa nos comentários.

A Páscoa chegou à nossa Biblioteca Escolar

 Vem visitar-nos!

Como os Médicos Medievais Tentavam Curar Doenças

A medicina na Idade Média era muito diferente do que conhecemos hoje.  Os médicos acreditavam que o corpo tinha quatro “humores” - sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra e que a doença surgia quando algum deles estava em excesso.  Para restabelecer o equilíbrio, praticavam tratamentos curiosos e, por vezes, bem arriscados! Fica a saber: - Sangrias e Sanguessugas Para equilibrar os humores, retirava-se sangue do paciente, seja cortando a pele ou usando sanguessugas . Era um método muito popular,  mas que podia enfraquecer ainda mais o doente! - Trepanação  Em casos de dores de cabeça ou convulsões, alguns médicos recorriam à trepanação, perfurando o crânio com instrumentos rudimentares . Apesar de assustador, há registos de pessoas que sobreviveram a este procedimento. - Plantas Medicinais As ervas medicinais eram muito importantes: a sálvia, hortelã e outras plantas eram combinadas em remédios, muitas vezes com vinho para tornar a bebida mais segura que a água d...

A curiosa origem de “bater três vezes na madeira"

 "Provavelmente já ouviste ou até disseste a expressão: “Bate três vezes na madeira!” Muitas pessoas fazem este gesto para afastar o azar, evitar algo de negativo ou proteger-se de um possível mau agouro. Mas sabias que este costume tem uma história muito antiga? Acredita-se que esta tradição vem dos Celtas , um povo que viveu na Europa há muitos séculos. Para eles as árvores eram especiais e estavam ligadas ao mundo mágico. Pensavam que nelas habitavam seres como fadas, duendes e elfos . Segundo essa crença, quando alguém queria pedir ajuda ou proteção, aproximava-se de uma árvore e dava pequenas batidas no tronco para chamar a atenção dessas entidades. Diz a tradição que devemos dar três toques na madeira , contar aquilo que nos preocupa e confiar que a natureza escuta. Por isso, da próxima vez que ouvires alguém dizer “bate três vezes na madeira” , já sabes que este pequeno gesto tem raízes numa antiga tradição ligada às árvores e à imaginação dos povos antigos." E tu...

A melhor “arma” chama-se Educação

Num mundo cheio de desafios, a educação continua a ser uma das chaves para construir um futuro melhor.  Ao ler, descobrimos novas ideias, conhecemos outras realidades e desenvolvemos um pensamento mais crítico.  Ler não serve apenas para estudar ou tirar boas notas — serve também para descobrir o mundo, desenvolver a imaginação e formar cidadãos mais conscientes . Por isso, levar um livro connosco pode ser muito mais do que um simples hábito: pode ser um passo importante para construir um futuro melhor .    E tu? Qual foi o último livro que te fez aprender algo novo? Deixa nos comentários.

Detetives Linguísticos _ março

 Estás preparado para resolver este desafio? Participa e põe à prova o teu talento para as palavras! Caso n.º5 _ 25-26 Caso n.º5/PLNM_  25-26 .

11de março - Dia Europeu das Vítimas de Terrorismo

A 11 de março, assinala-se o Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo .  A União Europeia criou esta efeméride na sequência dos atentados na estação de comboios de Atocha, em Madrid, a 11 de março de 2004 , que provocaram 193 mortos e cerca de 2000 feridos. Este dia, dedicado às vítimas do terrorismo e aos seus familiares, alerta para o combate ao terrorismo mundial, que ameaça a paz e a estabilidade global. Procura sensibilizar a sociedade civil para o impacto além-fronteiras destes atos radicais de violência, sobretudo no que toca à destruição e ao medo. Infelizmente, nas últimas décadas ocorreram outros atentados terroristas na Europa: - Atentados de 7 de julho de 2005 em Londres – Quatro explosões no metro e num autocarro em Londres provocaram 52 mortos e mais de 700 feridos. - Atentado ao Charlie Hebdo (2015) – Ataque à redação da revista satírica em Paris que causou 12 mortos. - Atentados de novembro de 2015 em Paris – Vários ataques coordenados (incluindo na sala de espetác...

Aprender a estudar

Aprender a estudar   Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas. É também aprender a ser livres, sem ideias tolas. Ler um livro é muito importante, às vezes, urgente, mas os livros não são o bastante para a gente ser gente. É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar. É preciso aprender a crescer, aprender a estudar. Aprender a crescer quer dizer: Aprender a estudar, a conhecer os outros a ajudar os outros, a viver com os outros. E quem aprende a viver com os outros, aprende sempre a viver bem consigo próprio. Não merecer um castigo é estudar. Estar contente consigo é estudar. Aprender a terra, aprender o trigo e ter um amigo também é estudar Estudar também é repartir também é saber dar o que a gente souber dividir para multiplicar. Estudar é escrever um ditado Sem ninguém nos ditar; E se um erro nos for apontado é sabê-lo emendar. É preciso, em vez de um tinteiro, ter uma cabeça que saiba pensar, pois, na escola da vida, primeiro está saber ...

Porque pesamos menos na Lua?

Já viste as imagens da primeira chegada à Lua , em 1969, na missão Apollo 11 ?  Ao observar os astronautas a caminhar e a saltar, pode parecer que ficaram subitamente  mais leves. No entanto, a ciência explica que o que realmente mudou não foi o corpo do astronauta , mas sim a força da gravidade que o puxa para o chão . O Peso  é a força gravítica com que um astro atrai um corpo e mede-se em newtons (N).  Como a Lua tem menor massa que a Terra , a sua força gravítica é mais fraca que na Terra . Na verdade, a gravidade na Lua é cerca de seis vezes menor do que na Terra! É esta diferença que permite aos astronautas saltar mais alto, mover-se com mais facilidade e parecer quase “flutuar” quando caminham na superfície lunar. Conclusão :  👉P esamos menos na Lua não porque tenhamos menos massa, mas porque a força gravítica da Lua é menor que a da Terra! Assiste ao vídeo para saberes mais sobre a chegada do homem à Lua em 1969.