Avançar para o conteúdo principal

Sabias que...os dentes revelam a alimentação dos animais?

 

Nos carnívoros, como a onça, predominam os caninos grandes e dentes afiados, ideais para perfurar e rasgar a carne. 

Já os herbívoros, como o cavalo, apresentam dentes largos e planos, próprios para triturar fibras vegetais, ervas e folhas.

Os omnívoros, grupo ao qual pertencem os seres humanos e vários primatas, possuem uma combinação de dentes afiados e planos, o que lhes permite ter uma alimentação diversificada, de origem animal e vegetal.

Nos roedores, destacam-se os incisivos longos e de crescimento contínuo, adaptados para roer sementes, frutos secos e até madeira. 

Por fim, os insetívoros, como o tamanduá, apresentam adaptações muito específicas: boca em forma tubular e ausência de dentes, utilizando a língua longa para capturar insetos como formigas e térmitas.

Estes exemplos mostram como a natureza é extraordinária na forma como adapta cada espécie ao seu modo de vida. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

22 de setembro - Início do outono

Outono significa  " amadurecimento " e é a estação de transição entre o verão e o inverno.   Curiosidades científicas sobre este dia: - A duração do dia é igual à da noite:  12 h dia e 12 h noite! - Esse dia tem um nome especial:  Equinócio de setembro . - O início do outono é variável , podendo ser a 22 ou 23 de setembro. - O início das estações do ano nos dois hemisférios são opostas, como podes ver:

Os Piratas - Parte 1 (cenas 1 a 4)

     Hoje vais ouvir a leitura das primeiras quatro cenas da obra, de leitura obrigatória, de 6ºano,  Os Piratas, de Manuel António Pina. A leitura é feita por Sandra Surgy, no seu canal de youtube - Conta-me um conto.      Esperamos que gostes.  Vamos ouvir a história      

Dia Mundial da Paz - 21 de setembro

  Um caminho para um mundo melhor! Hoje comemora-se o Dia Mundial da Paz. É um dia dedicado à importância  da  Paz no Mundo , uma necessidade urgente que afeta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Tem como finalidade de sensibilizar as pessoas e os governos  para a necessidade: - do fim dos conflitos entre povos; - do cessar-fogo; - da não-violência; -  e do diálogo e a cooperação entre todos. Atualmente, com o aumento dos conflitos armados e o sofrimento da humanidade, é imprescindível termos pensamentos e atitudes que promovam a paz, a fim de alcançar um mundo pacífico e sustentável. Nelson Mandela - Prémio Nobel da Paz