Ler vai muito além de decifrar palavras: é um treino completo para o cérebro.
Ao acompanharmos uma história, várias áreas do cérebro são ativadas ao mesmo tempo — linguagem, memória, imaginação e emoção. Pesquisas mostram que a leitura fortalece as conexões entre essas regiões, efeitos que podem persistir mesmo alguns dias depois de terminarmos o livro.
Os benefícios também chegam ao campo emocional. A leitura de ficção permite que nos coloquemos no lugar das personagens, estimulando a empatia e a compreensão do que outros sentem. Além disso, ler pode ser um excelente antídoto contra o stress. Apenas seis minutos de leitura por dia podem reduzir a tensão do corpo e da mente.
A prática da leitura ao longo da vida também contribui para proteger a mente do envelhecimento. Atividades intelectualmente estimulantes como ler, fortalecem a “reserva cognitiva” e estão associadas a menor risco de declínio cognitivo ou demência.
Num mundo cada vez mais acelerado e cheio de estímulos digitais, abrir um livro oferece uma pausa para refletir, relaxar e, ao mesmo tempo, exercitar o cérebro.
Ler é sem dúvida uma forma de viajar, aprender e cuidar de si mesmo.
Comentários
Enviar um comentário