Bullying
O bullying é um conjunto de atos que servem para descrever atos de violência física ou psicológica, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia na(s) vítima(s).
Com o recurso às novas tecnologias, nomeadamente às redes sociais, o bullying tem assumido novos contornos, dando origem à vertente virtual do ciberbullying.
Os sinais de alerta são silenciosos, aconselhando-se os pais, familiares e professores a estarem atentos a sinais, tais como queixas físicas - dor de cabeça, de barriga, nódoas negras e psicológicos, como perturbações do sono, sinais de impaciência ou ansiedade, irritabilidade extrema e ou qualquer outra mudança de comportamento.
O papel da família, amigos e das escolas é determinante. O acompanhamento atento por parte da comunidade escolar, nomeadamente professores e psicólogos, bem como a intervenção especializada dos profissionais de saúde, constituem uma rede de apoio essencial.
A Direção-Geral da Saúde assinalou esta data com a publicação de um conjunto de orientações para alunos, professores e familiares sobre esta problemática.
Clica no link: Bullying
Comentários
Enviar um comentário