Avançar para o conteúdo principal

Uma história por dia era tudo o que eu queria...

 Onde está a felicidade?

Ninguém sabe onde ela pára ou onde se pode encontrar. Há quem diga que não está em nenhum lugar e que simplesmente acontece. E, no entanto, em algum sítio há-de estar. Não lhe parece? Às vezes está tão perto, tão à vista, que nos parece despercebida, e outras tão distante, tão escondida nesse tal lugar, que uma vida não chega para lá chegar. Há os que pensam que só a encontramos se não a procurarmos. Nem pensar nisso. E os que estão convencidos de que é preciso procurá-la sem cessar. por isso, ouçam agora a história do sr. Pascoal, que vivia desde menino numa aldeia pequenina, à beira-mar. Era um belo sítio para se morar, já se vê, e ele sentia-se bem, mas faltava-lhe qualquer coisa, não sabia o quê. E essa qualquer coisa, achava ele, era a felicidade.

Fez então as malas e saiu de casa à procura dela. Foi de aldeia em aldeia, de vila em vila, de cidade em cidade, e encontrou tudo o que procurava, tudo menos a felicidade.

"Isto é bonito" dizia ele para ninguém. "Mas ainda não é aqui que me sinto bem".

Decidiu então partir para mais longe. E foi assim que deu várias voltas ao mundo. E viu coisas de pasmar, a felicidade é que não.

Mesmo assim, continuou a procurá-la, viajando sem parar, sim, porque em algum sítio ela havia de estar.

E estaria? Já vamos saber. O tempo, como sabem, passa a correr e, um dia, o Sr. Pascoal percebeu que estava a envelhecer. Tinha os brancos, as pernas fracas, os ossos doridos, a vista cansada. Andara muito nesse dia e parou em frente de uma velha casa abandonada. Os vidros das janelas estavam partidos, a poeira invadia quartos e salas, o mato cobria o jardim. Ele olhou aquilo e pensou assim:

"Nesta casa, desprezada e sem dono, vou construir a minha felicidade."

E consertou o telhado, pôs vidros nas janelas, pintou as paredes, cuidou do jardim.

"Agora sim", pensou ele por fim. "Aqui está um bom sítio para morar".

Sentou-se então num sofá da sala, em frente da lareira, a descansar. 

"Que bem que eu me sinto" disse para si. E percebeu então que aquela estranha sensação de bem-estar era esse não sei quê que ele tanto procurara. a felicidade. Estava ali.

"Finalmente encontrei-a", gritou o Sr. Pascoal, muito entusiasmado. Estava tão contente que se pôs aos saltos e veio para a rua festejar, esquecido da sua idade. Reparou então que estava na aldeia de onde partira há muitos anos e que aquela casa era a sua própria casa, a mesma que ele abandonara para procurar a felicidade.

                                                  Álvaro Magalhães, Onde está a felicidade?



Ilustração: João de Fazenda







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia Mundial da Higiene das Mãos

  Neste dia Mundial da Higiene das Mãos vem cantar uma canção sobre "A vida nas mãos" Letra:  

O Natal na Mouzinho - 1º e 2º Ciclo

 

Os Afetos e o Carnaval na minha escola