Avançar para o conteúdo principal

A História de Louis Braille, em animação

 

Quem foi Louis Braille?

Louis Braille nasceu a 4 de janeiro de 1809, na pequena cidade francesa de Coupvray, a cerca de 45 km de Paris. No ano de 1812, ao brincar como de costume na oficina do pai, feriu o olho esquerdo ao tentar perfurar um pedaço de couro com um objeto pontiagudo, causando grave hemorragia. O ferimento infetou e alguns meses mais tarde, a infeção atingiu o outro olho e a cegueira total afetou-o quando tinha cinco anos.

Mesmo convivendo com a cegueira, Louis era um estudante exemplar. Aos 10 anos conseguiu uma bolsa de estudos no Instituto Real dos Jovens Cegos de Paris, a primeira escola para cegos do mundo. 

As dificuldades enfrentadas por Louis Braille nos seus estudos levaram-no a preocupar-se com a possibilidade de criação de um sistema de escrita para cegos.

 O sistema inventado criou um alfabeto que criava 63 combinações que representavam todas as letras do alfabeto, além de acentuação, pontuação e sinais matemáticos. O sistema foi concluído em 1824, quando ele tinha apenas 15 anos. No entanto, só em 1843, com a transferência do Instituto Real para Jovens Cegos para a sua nova sede, é que o seu diretor passou a aceitar o sistema Braille. O seu uso começou a expandir-se por toda a Europa.

Com a saúde cada vez mais frágil, Louis Braille foi obrigado a demitir-se, em 1850, do cargo de professor do Instituto, onde passou a dar apenas algumas aulas de piano. Um ano depois sofreu uma grande recaída da doença, vindo a falecer em 1852, confiante de que o seu trabalho não tinha sido em vão.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

ISOMETRIAS

      Esteve patente na BE a exposição de trabalhos de Matemática, subordinada ao tema "Isometrias". Os autores foram os alunos do 6º A e do 6º B.

Projeto "Escola a Ler" - Balanço do 1º Período

Projeto  "Escola a Ler" , É hora de fazer o balanço do trabalho desenvolvido na escola-sede , ao longo do 1º Período... Bom trabalho!

Os Piratas - Parte 1 (cenas 1 a 4)

     Hoje vais ouvir a leitura das primeiras quatro cenas da obra, de leitura obrigatória, de 6ºano,  Os Piratas, de Manuel António Pina. A leitura é feita por Sandra Surgy, no seu canal de youtube - Conta-me um conto.      Esperamos que gostes.  Vamos ouvir a história